segunda-feira, 18 de maio de 2009

Para mulheres - Antes de Voar! (Águeda Pacheco)



Antes de voar, eu podia fazer minhas unhas toda semana e assim (bem feitas) elas permaneciam até a próxima sessão com a manicure. Eu bebia menos cerveja e controlava mais a minha alimentação.

Antes de voar, eu não me importava com a chegada de frente frias e muito menos com as formações de grandes nuvens, a não ser que fossem estragar minha chapinha ou meu dia de bronze no clube...Minha mochila era menor, meu carro limpinho, e meu cabelo impecável aos finais de semana. Bota não era pesada, vento só servia pra bagunçar fazendo minha saia voar...

Antes de voar, lift pra mim era uma espécie de cirurgia plástica ,
linhas e tecidos eram assuntos que eu tratava somente com costureiras e não com homens barbudos que sabem mais sobre isso do que eu (a não ser que fossem gays),
air-bag era apenas acessório de carro
e reserva aquele absorvente que fica sempre na bolsa para casos de urgência...

Mas antes de descobrir o vôo...
Eu não caminhava olhando pro céu, sentindo uma onda de integração e de vontade de estar ali,
Eu tinha poucos amigos tão irmãos,
Menos contato e respeito para com a natureza...
Eu achava que conhecia meus limites e medos, e não procurava enfrentá-los de maneira positiva,
Eu não sentia aquela emoção e sensação de plenitude que só quem é metade humano/ metade pássaro pode sentir...
Enfim,
Depois que tirei os pés do chão, comecei a perceber o que realmente era mais belo na vida... E tudo aquilo que não era foi deixado para trás, ou melhor, no chão...

A partir de então, peço que eu possa usar esse deslumbramento que o vôo me traz com serenidade e discernimento. Que o ato de voar faça-me esquecer de coisas levianas que ás vezes me prendem aqui embaixo, mas que eu não use disso como fuga e que eu não me esqueça de outras coisas – principalmente de pessoas – que são importantes para mim, mas que não compartilham do meu esporte... Cada um tem seu caminho – ainda bem que o meu é no ar! ;)

Enfim, bom vôo a todas – e todos !!!


10 comentários:

  1. Maravilhoso o ponto de vista.... ainda bem que vc esclareceu minhas dúvidas estéticas e me mostrou que voar é melhor que isso. Estou quase lá. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Guida, tenho aprendido em minha vida que ser mulher verdadeira é seguir o coração sempre! em condições de vôo ou não é ser você como pessoa ou com seu intento sem ter que provar nada pra ninguém.O dia que sentir vontade de se embonecar , seja! o dia que tiver que ser cabra macho pra danar!, seja!o dia que quizer ser radical , seja!
    seja mãe, mulher, vaidosa ou não, triste ou feliz, etc....seja sempre você mesma!
    Te amo de qualquer jeito!
    e vc. é uma escritora nata! parabéns!
    ser

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, novas formas de ver o mundo, abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Ageuda ... recebi seu texto aqui na lista de SC ... muito lindo ... parabéns ...
    Ass. Cristiano Garcia

    ResponderExcluir
  5. Olá Ageuda, muito interessante o seu post, legal as comparações do antes e depois do vôo. O que mais significativo você acha que mudou em você, interiormente?

    ResponderExcluir
  6. Clap clap clap!
    tum tum tum !!!
    e como diz vc.. Ahhhhmiguris!
    is we rsrsrs =)

    ResponderExcluir
  7. Minha linda, voce mi emocionou com sua belas palavras, você esta escrevendo divinamente bem, o seu texto reflete justamente as suas atitudes e sua forma de viver e ver a vida. Torço muito por você tanto no ar quanto na terra.
    Sempre que puder vou estar aqui, pronta para te ajudar, aplaudir suas vitorias e te mandar otimas energias.
    Te amo!
    Ps: amei o blog continue assim!
    beijão prima Rah

    ResponderExcluir
  8. Amo vc... e me orgulho cada vez!!!
    Vc vai longe minha passarinha... continua escrevendo que ´´e um prazer ler tudo isso!!!!! SEMPRE!

    ResponderExcluir
  9. Post poeticamente perfeito. Decolar é cantar, pousar é melodia, mas voar é poesia. Como linhas e "trapos" bem conservados e costurados podem transformar pessoas, situações e objetos em sonetos da vida? Você teve a dupla felicidade, em voar e em exprimir, de maneira simples mas profunda em que o "voo" te transformou. Isso sim são asas de verdade
    Saudações
    Edu

    ResponderExcluir
  10. A D O R E I !!!!
    Marília
    cabelinho alado ; )

    ResponderExcluir